Guarda-roupa cápsula: o que é e como montar
Looks versáteis, atemporais e adaptáveis a todas as estações do ano: vem aprender como criar seu guarda-roupa cápsula!
Você já tirou tudo do seu closet, ficou horas experimentando suas roupas e sentiu que não conseguiu criar looks de forma prática e eficiente? Se a resposta é sim, ter um guarda-roupa cápsula pode te ajudar bastante! Já ouviu falar nesse conceito?
Criado em 1970 pela estilista britânica Susie Faux, esse conceito prioriza peças essenciais para vestir em qualquer estação e que não saem de moda. Para organizar direitinho seu armário cápsula, é importante selecionar o que você mais gosta de usar e, claro, peças atemporais. Lembre-se de escolher roupas versáteis, fáceis de combinar e que são boas opções para diferentes ocasiões.
A teoria inicial diz que um guarda-roupa cápsula deve ser composto por 70 peças no total, sem contar sapatos, acessórios, pijamas e roupas íntimas. Mas isso não é uma regra: você pode adaptá-lo de acordo com seu estilo de vida e desenvolvê-lo da melhor maneira para tornar seu dia a dia mais simples.
Ficou interessado? Vem conferir mais dicas e exemplos do que ter no seu armário cápsula aqui embaixo!
Prático e adaptável em qualquer estação
Na hora de escolher as peças que vão compor seu guarda-roupa cápsula, aposte em itens atemporais e que combinam entre si, não importa a estação: primavera, verão, outono e inverno. Outra boa dica é investir em roupas de tons neutros e terrosos, pela praticidade para compor looks e por estarem sempre em alta.
É legal ter em mente que, a partir de uma peça-chave, você consegue variar e criar muitas produções. A calça jogger de alfaiataria, por exemplo, segue a linha clássica e casual se combinada com polos, mas fica mega despojada quando usada com camisetas básicas, cardigãs de tricô e tênis.
Versátil e estiloso independente da ocasião
Para quem ama um look versátil e não abre mão do estilo, o ideal é optar por calças de sarja, camisas e camisetas lisas. Algo muito vantajoso nesse conceito é que você pode soltar a criatividade e estilizar as produções conforme o seu gosto pessoal ou a estética que quer no dia.
Um jeito simples de fazer isso é elencar peças fáceis de combinar e apostar nas sobreposições para os dias frios – ou para trazer um toque a mais de personalidade para o visual. Uma camisa branca simples fica mais arrumada quando abotoada, mas tem o poder de transformar totalmente o look se usada aberta e com uma camiseta por baixo. Versatilidade é tudo, né?
Confortável e atemporal
Se tem algo que faz toda a diferença no armário minimalista (e na vida de quem tem uma rotina agitada) é deixar os looks montados. Básico, clássico, moderno… o importante é garantir peças e itens que ultrapassam as tendências. Estamos falando de calças de modelagem reta, camisetas de tecidos leves e casacos, sejam eles meia-estação ou mais encorpados para segurar o frio.
E é óbvio que não podemos deixar de falar dos calçados! Além dos seus modelos favoritos e os mais fashionistas, vale o lembrete de que ter curingas na coleção vai otimizar bastante o seu tempo. Dê preferência para aqueles que agregam ao look e que são funcionais!
E aí, inspirado para criar seu guarda-roupa cápsula? Então, fique ligado no Blog da C&A para não perder as novidades da semana!