C&A Blog

Blog

Comprar on-line
Comprar on-line

Guia completo do jeans para escolher o seu!

Um guia completo do jeans com tudo o que você precisa saber antes de escolher sua nova modelagem favorita. Vem ver! 

Guia completo do jeans!

Desde as mais básicas, até as mais fashionistas, todo mundo adoooora looks em denim jeans! Porém, em meio a tantas versões diferentes da peça, às vezes pode parecer difícil escolher aquele modelo perfeito para você, certo? Mas, com o nosso guia completo do jeans, não precisa ser! 

Para te ajudar nessa decisão, preparamos um glossário jeans completo, com detalhes sobre as diversas opções de lavagens e modelagens, para você descobrir qual combina mais com a sua personalidade e acertar na escolha!  

Então, se você está em busca de um jeans para chamar de seu, valorizar seu corpo e arrasar nos looks, a dica é continuar com a gente para conferir tudo! Pronta? Vem por aqui: 

Lavagem

Para falar sobre as lavagens, antes é preciso entender a diferença entre cada uma das nomenclaturas do tecido – afinal, ao contrário do que pode parecer, “jeans” é apenas o nome da calça pronta, e não do material utilizado nela!

A peça queridinha, que a gente usa e ama, vem do brim, um tecido de algodão naturalmente marrom, com as fibras dispostas na diagonal – ou seja, com ligamento de sarja

A partir dele, é criado o denim, tingido em apenas um sentido com tintura índigo, criando os diferentes tons de azul mesclados com branco, como estamos acostumadas a ver por aí nos nossos jeans favoritos. Entre eles, é possível encontrar o azul clássico, o delavé mais clarinho, as versões “manchadas”, como o marmorizado e o estonado, e até o famoso destroyed

Mas, por que falamos da sarja e onde ela entra nisso tudo? Entre versões brancas, pretas e coloridas, ela traz muito mais opções de cores, tudo em tonalidades mais uniformes, uma vez que ela é tingida antes de tramar o tecido. Ou seja: a única diferença entre a sarja e o denim está no processo de lavagem! 

Cortes e proporções

Não dá pra fazer um guia completo do jeans sem falarmos sobre os detalhes das peças, né? Aqui, é importante levar em consideração alguns fatores: a altura, o comprimento e, claro, o corte da peça. 

Começando pelo gancho, ele pode variar entre a cintura baixa, favorita da moda Y2K, a versão 📸👟, pouco abaixo ou no limite da linha do umbigo, além das altas e superaltas, famosas entre as décadas de 1970 e 1990, que já se tornaram indispensáveis no guarda-roupa atual. 

Tendo em mente qual dos ganchos veste melhor em você, é hora de escolher o comprimento! Neste caso, a decisão é mais fácil, já que ficamos apenas entre os modelos regulares, mais longos, e as peças cropped, mais curtinhas – e isso vale para todas as calças! 

Guia completo do jeans: modelagens

Agora que você já sabe tudo sobre lavagens, proporções e cortes do jeans que você tanto ama, é hora de entrar na nossa parte favorita: as modelagens!

Skinny

Um clássico! Justinha do começo ao fim, a peça segue firme no repertório feminino, independentemente do estilo ou ocasião.

Baggy

O caimento baggy aparece principalmente nos modelos mom, slouchy e até na clochard mais elegante, com cintura marcada, largura mais soltinha no quadril e nas pernas, e afunilamento na região dos tornozelos. 

Bootcut e flare

A popular “boca de sino” marca presença nos dois modelos, porém com uma pequena diferença. Na bootcut, a barra vem um pouco mais fechada, enquanto na flare traz uma abertura maior – aquela pegada total anos 1970!

Wide leg e pantalona

Elas podem até parecer a mesma coisa, mas não são! A queridinha calça wide traz um corte reto, ajustado apenas na cintura e largo em todo o comprimento. Já a pantalona conta com linhas diagonais, que proporcionam um caimento ainda mais amplo e soltinho, mas com uma dose extra de sofisticação. 

Reta

Nem toda calça com corte reto entra nessa categoria, viu? Quando falamos deste modelo, estamos falando da modelagem clássica, com cintura alta mais justa no corpo e pernas levemente soltinhas, criando um visual sóbrio e mega versátil! 

Tipo de bolso

Por fim, os bolsos também podem ser levados em consideração na hora de escolher seu jeans favorito!

Normalmente, a peça conta com dois bolsos tradicionais na parte de trás, dois bolsos americanos – com recorte mais arredondado – na parte da frente, além do minibolso criado para levar relógios, que permanece marcando presença nos jeans atuais. 

Mas, alguns modelos podem trazer outros tipos de abertura, como o bolso faca, mais comum na alfaiataria, e até os bolsos cargo ao longo da perna, que caracterizam outra modelagem queridinha do momento. 

Ufa! Com o nosso guia completo do jeans, fica muito mais fácil escolher o &jeans perfeito para você, né? Fique de olho no Blog da C&A para conferir mais informações e novidades do mundo da moda! 

instagram c&a Brasil

Siga-nos no Instagram

@cea_brasil