C&A Blog

Blog

Comprar on-line
Comprar on-line

O que são os 7 estilos universais?

Conheça os 7 estilos universais que vão te ajudar montar looks mais estilosos e com a sua cara!

Seleção de peças que são sugestões para montar seu look de acordo com os 7 estilos universais

Os 7 estilos universais fazem parte de um conceito da moda que descreve sete categorias básicas de estilos pessoais que podem ser encontrados em todas as pessoas. Funciona como uma simplificação de estilos que quando combinados se transformam em outros, sempre respeitando o estilo individual de cada um

A partir da compreensão da estética de cada um deles, é possível perceber quais são os predominantes no seu guarda-roupa e no seu gosto pessoal. Então não os veja como limitadores, mas sim como um caminho para se conhecer que vai te ajudar a passar a mensagem que deseja através do seu jeito de vestir. 

Então vem com a gente conhecer os 7 estilos universais, descobrir quais são a sua cara e ter mais certeza nas suas escolhas de peças para facilitar o seu dia a dia. 

Quais os 7 estilos universais?

Os 7 estilos que são base para todos são: natural esportivo, tradicional, elegante, romântico, criativo, sexy e dramático urbano. Eles podem ter pequenas variações de nomes e algumas diferenças práticas dependendo do ponto de vista. Olha só! 

1. estilo natural esportivo

O estilo natural esportivo, também conhecido como casual, é um dos estilos universais que se baseia em conforto, praticidade e informalidade. As roupas valorizam a simplicidade e os looks são inspirados em um estilo de vida ativo.

Os tecidos favoritos para as roupas são os leves e respiráveis, como algodão, linho e malha. Entre as cores predominantes estão os tons neutros e terrosos, como bege, marrom, cinza e verde musgo, além de cores vibrantes, como azul, vermelho e verde. 

As peças-chave do estilo natural esportivo são as calças jeans, camisetas, moletons, jaquetas jeans, shorts, saias midi e macacões. Os acessórios favoritos são descomplicados e práticos para o dia a dia, como bonés, mochilas, relógios esportivos e óculos de sol. 

Para calçar, os tênis, sapatilhas, sandálias, mocassim e outros calçados baixos e confortáveis são frequentes. Tudo bem descomplicado, valorizando a praticidade. 

Modelo usa calça jeans mom fit cintura super alta com bordado floral azul médio, sugestão para look com estilo natural esportivo

calça jeans mom fit de cintura super alta com bordado floral

Tênis cano baixo com recortes Ace bege claro, sugestão para look com estilo natural esportivo

tênis cano baixo Ace bege

Modelo usa camiseta de algodão manga curta decote redondo preta, sugestão para look com estilo natural esportivo

camiseta de algodão com manga curta

2. estilo tradicional

O estilo tradicional, também conhecido como clássico, baseia-se em valores como elegância, sofisticação e qualidade. É um estilo atemporal que valoriza peças bem cortadas, tecidos nobres e cores neutras.

As pessoas que se identificam com esse estilo preferem roupas feitas com tecidos de alta qualidade e investem em peças que possam ser usadas por anos, como um blazer de corte clássico ou uma camisa branca de linho. Outras peças chaves são saia lápis, vestido reto e calças de alfaiataria.

As cores predominantes no estilo tradicional são os tons neutros, como preto, branco, cinza e azul-marinho, além de cores sóbrias, como o vinho e o verde escuro. As estampas são geralmente discretas, como listras finas, xadrez ou poá, e as texturas são sutis e refinadas.

Os acessórios também são importantes nesse estilo e contribuem para uma leitura elegante e formal do look. Como exemplos temos bolsas de couro estruturadas e joias discretas, que são itens super clássicos.

Modelo usa blazer com linho manga longa bege claro, sugestão para look estilo tradicional

blazer com linho manga longa

Modelo segurando bolsa castanha de couro, sugestão para look estilo tradicional

bolsa castanha de couro

Modelo usa camisa manga curta com linho mindset azul marinho, sugestão para look estilo tradicional

camisa manga curta com linho da Mindset

3. estilo elegante

O estilo elegante, também conhecido como glamouroso ou refinado, é para quem gosta de sofisticação, glamour e feminilidade. Muitas vezes ele é confundido com o estilo tradicional por causa da valorização da qualidade das peças, mas a modernidade e ousadia presente nos looks fazem com que ele seja único.

A pessoa do estilo elegante usa peças como vestido de seda, vestidos longos, saias volumosas, calças pantalonas, blusas de seda e casacos e várias outras opções modernas e de muito bom gosto. As peças são geralmente confeccionadas em tecidos nobres, como seda, veludo e chiffon.

As cores predominantes podem ser intensas e vibrantes, como o vermelho, o azul royal e o rosa choque, e sempre há espaço para as cores neutras e suaves. Acessórios como joias, semijoias e bijuterias finas são extremamente importantes nesse estilo, e contribuem para um resultado glamouroso nos looks.

Modelo usa casaco alongado com bolsos bege, sugestão para look estilo elegante

casaco alongado com bolsos bege

Modelo usa camisa vic pala frente fendas laterais, sugestão para look estilo elegante

camisa pala frente fendas laterais

Modelo usa calça pantalona envelope com argola preta, sugestão para look estilo elegante

calça pantalona envelope com argola preta

4. estilo romântico

O estilo romântico é um dos estilos que valoriza a feminilidade, delicadeza e romantismo. As peças são leves, fluídas e com detalhes suaves como babados, laços e rendas.

As peças favoritas são vestidos e saias fluidas, blusas com babados e laços, e casacos com detalhes rendados. Tudo em tecidos leves e com cores suaves como o rosa claro, o azul bebê e o lilás, além dos tons neutros e off-white para equilibrar o visual.

Os acessórios são muito importantes no estilo romântico e refletem a delicadeza. Colares com pingentes, brincos pequenos e anéis com pedras delicadas são os mais amados por quem curte esse estilo. 

As bolsas são geralmente pequenas e com detalhes suaves, como laços e flores, e os calçados são delicados e femininos, como sapatilha, sandália de salto baixo e peep toe.

Modelo usa vestido curto de tule floral transpassado manga longa lilás, sugestão para look estilo romântico

vestido curto de tule floral transpassado manga longa

Modelo usa blusa cropped babados floral kf branding off white, sugestão para look estilo romântico

blusa cropped babados floral

Modelo usa saia midi de viscose jardim solar amarelo, sugestão para look estilo romântico

saia midi de viscose jardim solar amarelo

5. estilo criativo

O estilo criativo é um dos 7 estilos universais que é único e ousado. É um estilo que valoriza a experimentação e a mistura de diferentes estilos e tendências.

As pessoas que se identificam com esse estilo preferem roupas que sejam únicas e originais, e investem em peças que possam ser combinadas de maneiras inusitadas e interessantes. Os tecidos são diferentes e com estampas chamativas, e não há limitação na hora de misturar diferentes padrões e texturas em um mesmo look.

As cores predominantes no estilo criativo são vivas e ousadas, como o amarelo, o verde-limão e o roxo. Também são utilizados tons neutros, como o preto e o branco, para equilibrar o visual, dica que já demos no nosso Guia de roupas básicas.

Os acessórios são os que mais se destacam nesse estilo, e geralmente são peças únicas e originais, como colares e pulseiras artesanais, óculos de sol ousados e chapéus chamativos. O calçado também é outro ponto de destaque, e podem ter estampas, cores vivas, e até botas com detalhes inusitados.

Modelo usa macacão longo manga bufante estampado isaac silva multicor, sugestão de peça para look do estilo criativo

macacão longo manga bufante estampado

Modelo usa calça de viscose cropped poá nalimo off white, sugestão de peça para look do estilo criativo

calça de viscose cropped poá

Modelo usa calça pantalona de viscose bandana cintura alta rosa, sugestão de peça para look do estilo criativo

calça pantalona de viscose bandana cintura alta

6. estilo sexy 

O estilo sexy é uma forma de expressar sensualidade, confiança e ousadia. Ele valoriza a feminilidade e a autoconfiança da mulher, e busca destacar as curvas do corpo através de roupas justas e sensuais.

Os looks são compostos por roupas justas como vestidos com decotes profundos, saias lápis, calças skinny, saia lápis com fenda e blusa com decote ombro a ombro. Os calçados são quase sempre de salto alto, porque ajudam a alongar a silhueta.

As cores favoritas são preto, vermelho e rosa. Já os tecidos utilizados são geralmente leves e valorizam o movimento do corpo e deixam a pele à mostra. 

scarpin meia pata salto alto oneself

scarpin meia pata salto alto

Modelo usa calça jeans feminina skinny cintura média azul escuro, sugestão de peça para look de estilo sexy

calça jeans feminina skinny cintura média azul escuro

7. estilo dramático urbano

O estilo dramático urbano é ousado, moderno e sofisticado, feito para pessoas que buscam se destacar na multidão e impressionar com looks poderosos. Até a forma de arrumar o cabelo e a maquiagem são mais elaborados, e contribuem para um visual impactante e poderoso.

Casacos com ombros marcados, blazers, saias lápis e calças retas são peças-chave do estilo dramático urbano. Todos com tecidos firmes e estruturados como couro, lã e jeans, e as estampas são geralmente gráficas, com formas geométricas e listras.

A cor predominante é o preto, com presença também de branco e cinza. Porém, não é difícil agregar cores vibrantes na cartela, como o vermelho, o azul e o roxo.

Os acessórios também são marcantes e impactantes, sendo que os preferidos são óculos escuros e bolsas estruturadas. A bota coturno é a grande estrela nos pés de quem curte o estilo dramático urbano, e sempre há espaço no look para tênis, scarpin, bota cano curto e mocassim.

Bota coturno feminina oneself tachas preta, sugestão de peça para look estilo dramático

bota coturno feminina com tachas

Modelo usa blazer alongado em veludo com bolsos vinho, sugestão de peça para look estilo dramático

blazer alongado em veludo com bolsos vinho

Modelo usa óculos de sol quadrado feminino yessica marrom, sugestão de peça para look estilo dramático

óculos de sol quadrado feminino

Quem criou os 7 estilos universais?

Os 7 estilos universais foram idealizados pelas consultoras de imagem e estilo Alyce Parsons e Mimi Dorsey, sendo citados pela primeira vez no livro “Style Source: The Power of the Seven Universal Styles for Women and Men”. Nele há uma condensação dos tipos de estilos existentes, frutos de uma análise feita por anos do comportamento de clientes.

A partir desses estilos básicos, há um mundo de combinações que dão origem a vários outros, inclusive os abordados no TikTok como estilo aesthetic. Você também deve ter percebido através da leitura de cada um dos estilos presentes aqui que o seu estilo pessoal não pode se limitar a apenas um, e isso é perfeitamente normal.

Não use os 7 estilos universais como limitadores, e sim como uma maneira de expressar melhor a sua personalidade através dos seus looks.

Dicazinha extra para descobrir seu estilo

Monte pastas no Pinterest e comece pesquisar looks com os estilos que mais te agradam e salvar em uma pasta. Aproveite e siga a C&A Brasil por lá, que o nosso perfil está cheio de roupas que você vai amar!

instagram c&a Brasil

Siga-nos no Instagram

@cea_brasil